O projeto bilionário de energia em Rio Grande, no sul do Estado, ainda aguarda a outorga da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para transferir a proposta da sua antiga empresa, a Bolognesi, para o domínio do Grupo Cobra. Mesmo assim, o grupo espanhol já se adianta e prepara a estrutura do empreendimento. Em entrevista ao quadro Zona Sul de Negócios dessa sexta-feira (25) na Gaúcha Zona Sul, o CEO Jaime Llopis respondeu a questionamentos da coluna, confirmando que parte dos equipamentos que serão utilizados na futura usina já está sendo montada. Segundo o executivo, alguns deles têm um processo longo de montagem. Esses chegam a levar anos para que estejam aptos a serem usados. Por isso, ainda que o projeto esteja em um passo burocrático, a empresa se agiliza..
— Nada das outras atuações está suspenso enquanto aguardamos a decisão da Aneel. Nós continuamos com nossos processos de engenharia, com as atuações no setor das linhas de transmissão, além de tratativas com outras agências, como a ANP (Agência Nacional do Petróleo)— explica o CEO.
Llopis esteve em Rio Grande para participar do Tá em Pauta, um evento que reuniu o setor produtivo e empresarial na Câmara do Comércio. Além disso, o CEO também visitou o porto.
Recentemente, uma comitiva gaúcha esteve no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, buscando apoio para avanço do complexo. A reunião foi com o ministro Bento Albuquerque, além de outras autoridades.
Se sair do papel, a usina termelétrica será o maior investimento da história do Rio Grande do Sul, atingindo R$ 6 bilhões. Os investidores estimam gerar em torno de 5 mil empregos. Saiba mais detalhes do projeto: Liberadas licenças para projeto de energia de R$ 6 bi que promete ser o maior investimento da história do RS
Ouça a entrevista completa:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.