O Rio Grande do Sul ganhou 11,16 mil lojas em 2021, segundo ano da pandemia. Com isso, recupera-se do resultado negativo do ano anterior. Em 2020, tinha perdido 4,92 mil estabelecimentos no Estado.
O levantamento é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É considerado o saldo entre aberturas e fechamentos de comércios.
No país, foram 204 mil novas lojas no varejo. O ano de 2021 foi marcado pela retomada do consumo presencial, o que compensou as dificuldades da inflação, do aumento dos juros e do mercado de trabalho travado.
A grande parte das novas empresas tem micro e pequeno porte. Destaque também para a abertura de supermercados, o que a coluna destacou bastante no ano passado. Esse movimento, no entanto, se concentrou no primeiro semestre. Depois, a inflação afetou até mesmo a venda de alimentos, o que colocou um pé no freio do setor, que estava bem acelerado.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.