Completando 20 anos agora em 2022, a gaúcha Usina de Massas está lançando um novo modelo de franquia a fim de se expandir, também, para o interior gaúcho e para outros Estados. Além do restaurante tradicional e da versão "express", em shoppings, a marca aposta agora no modelo "pocket", com operações mais enxutas e focadas no delivery e no takeaway (quando a pessoa passa no balcão apenas para retirar o produto).
Com a nova modalidade, a empresa quer ganhar, principalmente, agilidade. De acordo com Estevan Aguiar, consultor de franquias e responsável pela aceleração da marca, a ideia é que o pedido seja preparado em um minuto, e chegue na casa do cliente em até meia hora.
— Como o franqueado recebe os molhos prontos e já fez o pré-cozimento da massa, ele só precisa pegar a massa pré-cozida, colocar na água quente por uns 15 segundos, casar com molho, em menos de 60 segundos o produto já fica pronto para servir. É um diferencial importante para negócio — explica o consultor.
Nesse modelo pocket, cada operação conta com uma média de três funcionários e oferece uma operação mais enxuta do cardápio da rede: são três opções de massa e uma variedade de 13 molhos. O pedido é servido em caixinhas box, como da fotografia acima. A média de investimento dos franqueados é de R$ 150 mil, mas parte de R$ 60 mil.
— É um negócio que pode se encaixar dentro de outro negócio. Por exemplo, o empresário que tem restaurante japonês na região, por conta da sazonalidade, vende mais nos períodos de calor. Já no negócio de massas, vende mais no frio. O empresário que já tem negócio de alimentação, ele tendo a infraestrutura e espaço ocioso, ele poderia levar modelo de negócio da usina para dentro do negócio e passar a operar o modelo delivery na região dele — exemplifica Aguiar.
O retorno do investimento é a partir de 20 meses. Atualmente, o modelo "pocket" já conta com três unidades que funcionam como "piloto". Duas delas ficam em Porto Alegre e outra em Canoas. Para este ano, querem fechar já 10 contratos para novas aberturas, como foco, principalmente, no interior e em novos Estados.
— Nosso foco inicial está regional sul e em São Paulo. Interior é um ponto importante. A partir de 100 mil habitantes, a gente entende que é viável o negócio, menos do que isso a gente precisa avaliar pontualmente. Estamos em negociação já com alguns pontos, como região de Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria, mas ainda não tem nada definido.
Possíveis franqueados podem entrar em contato direto com Aguiar pelo telefone 51 98480-6550. Além da Usina de Massas, o consultor trabalha também em outros negócios de franquias e atua, ainda, como empresário do complexo de gastronomia Food Complex . Saiba mais sobre: Lançada franquia de complexo de gastronomia de Porto Alegre com nove marcas para delivery
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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