A cervejaria artesanal Fatbull, de Novo Hamburgo, está se aventurando também no "outro lado do mundo". Desde 2020, ela mantém uma produção na Austrália, onde mora o gaúcho Cristiano Merino, um dos fundadores da marca. No primeiro ano no mercado australiano, venderam uma média de 440 litros de cerveja por mês. Em 2021, o número aumentou para 556 litros. E agora, em 2022, a expectativa é crescer mais, porque estão prestes a fechar um contrato com uma grande varejista do país, a Liquorland.
— Já estamos com as cervejas no cadastro da rede e com negociações bem avançadas. Ainda no primeiro semestre deste ano devemos anunciar oficialmente essa entrada. Será um marco importante das produções das cervejas da Fatbull aqui na Austrália, uma vez que essa rede é muito forte e nos levará para outro patamar em escala de distribuição e venda — explica Merino.
De acordo com ele, porém, é difícil estimar o incremento de vendas em litros com a entrada da marca na rede. Inicialmente, começarão vendendo para de quatro a cinco lojas localizadas na região do escritório da cervejaria na Austrália. Mas pelo país, são 900 lojas da Liquorland, e todas elas poderão ter acesso aos produtos da Fatbull.
— Mas, apesar de ser uma rede, cada gerente de unidade quem decide o que comercializar, então, não é possível estimar o crescimento a partir da entrada no grupo. Mas, com a aceitação que a cerveja vem tendo no paladar local, nutrimos expectativas muito positivas de crescimento.
A cerveja é produzida em Perth, na região conhecida como Austrália Ocidental. A possibilidade de levar a produção para o país da Oceania surgiu em 2017, quando Merino se mudou para lá com o objetivo de trabalhar em uma empresa petrolífera, vínculo que mantém.
Quando chegou, viu potencial de mercado para a cerveja produzida pela Fatbull. No mesmo ano, seus sócios fizeram uma viagem para conhecer a cidade e as oportunidades do país. Eles provaram cervejas de produtores australianos e visitaram fábricas que poderiam abrigar a produção da cervejaria novo-hamburguense.
— Todas as cervejas que experimentamos não eram leves como os estilos que produzimos artesanalmente no Brasil. Mas o clima era favorável ao consumo de rótulos mais refrescantes e leves, por também terem na Austrália um verão tropical, parecido com o nosso — conta o cervejeiro da Fatbull, Dani Jeffman.
Hoje, a cerveja é produzida em uma fábrica parceira. As primeiras bebidas feita em solo australiano foram dos estilos Pale Ale, Ipa, Pilsner e Imperial Sout. A marca também tem parceria com personalidades do país para promover os produtos.
Aqui no Brasil, seguem com a produção em Novo Hamburgo. Em 2018, a Fatbull lançou uma cerveja de pitaia, como a coluna noticiou na ocasião. Uma no depois, abriu um pub, que oferece também kombucha em torneiras.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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