Após décadas de planejamento, a Nordstrom conseguiu abrir a loja que queria em Nova York. Foi em 2018 no prédio que comprou anos antes por US$ 101 milhões. Atualmente, ela vende US$ 22 milhões por mês, mas tem potencial para mais, na expectativa de alcançar quando amenizar a pandemia.
A Nordstrom nasceu em 1901 como uma loja de calçados. Hoje, tem se destacado no segmento de lojas de departamentos, que enfrenta uma crise e busca se reinventar há cerca de oito anos nos Estados Unidos.
Como faz para isso? Os gerentes Morgan Mccarty e Aleks Arteaga explicaram ao nosso grupo de varejistas que muito gira em torno dos serviços oferecidos na loja. A ideia é se conectar com todos os clientes, ter algo diferente. A loja tem seis restaurantes. Isso mesmo! No andar de calçados femininos, há um bar no meio dos produtos expostos. Na parte de roupas infantis, tem um restaurante para refeições em família (onde quem tem mais de cinco anos só entra com comprovante de vacinação). São realizados eventos com frequência no local. É possível agendar alguns individuais ou em grupo nos provadores da loja.
- Oferecer serviços é o mais importante para os consumidores. Eles têm que se sentir bem. As marcas são encontradas em qualquer loja. O que diferencia a Nordstrom são os serviços e os funcionários - disse Morgan.
Aliás, o trabalhador contratado fica uma semana inteira fazendo só treinamento. Depois, segue sendo preparado por mais alguns meses. A rede considera que ele está preparado para alcançar todo o seu potencial na loja somente após quatro meses.
- A gente não pode ensinar as pessoas a serem legais. Então, buscamos isso no nosso processo seletivo. Os funcionários têm autonomia. A regra é usar o bom senso para buscar sempre dizer "sim" ao consumidor.
A Nordstrom fatura mais de US$ 15 bilhões ao ano. Deste montante, US$ 1,1 bilhão já é de venda online. Na loja de Nova York, o e-commerce responde por mais de 40% da venda.
Clique aqui para ler tudo da cobertura: NRF
* A coluna Acerto de Contas, do Grupo RBS, está em Nova York para cobrir a 112a. NRF, feira anual de varejo, a convite de Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre. Participa do grupo FFX Eperience.