Há lojas muito vazias em Nova York, outras nem tanto. A Times Square com meia dúzia de pessoas em um início de noite com neve é um tanto chocante para quem já veio a quatro edições da NRF, feira internacional de varejo. A Ômicron chegou na cidade em 1º de dezembro. Ao que tudo indica, o pico ocorreu há pouco mais de uma semana e, agora, há uma estabilidade de casos que, se a projeção se confirmar, será seguida de uma redução rápida.
Mas o que mais chamou a atenção da coluna foram as restrições dentro de algumas lojas.
Na Apple da 5ª Avenida, dois funcionários ficam na porta de entrada, antes mesmo do elevador e da tradicional escadaria que leva da estrutura envidraçada até a loja no andar de baixo. Eles perguntam o que você vai fazer. Se for comprar, deixam entrar. Mas não pode apenas visitar, como sempre foi tradicional no ponto mais conhecido da marca em Nova York. Quando você entra, outro funcionário pergunta qual produto você quer e encaminha para o vendedor específico que fica ao seu lado o tempo todo, sem deixar o cliente circular pela loja.
Na Louis Vuitton, você entra na loja e tem uma fileira de ao menos cinco funcionários virados para a porta. Eles perguntam o que você quer e te encaminham até o local. Um vendedor por cliente. Se você está só acompanhando, fica em uma área reservada da loja, sentado em cadeiras com distanciamento e sendo observado. Não pode circular.
Várias lojas de alimentação lindas e cheias de “espaços de experiência” não estão permitindo comer no local. Entre elas, a Starbucks Roastery Reserve. Algumas colocam cabines na calçada com mesas e equipamentos de calefação.
Algumas medidas são estabelecidas pelos governos, mas vendedores também dizem que há protocolos da própria empresa em alguns casos. Nem todas as lojas estão com as mesmas regras. Os números positivos do varejo norte-americano certamente estão muito sustentados pelo e-commerce mesmo.
Clique aqui para ler tudo da cobertura: NRF
* A coluna Acerto de Contas, do Grupo RBS, está em Nova York para cobrir a 112a. NRF, feira anual de varejo, a convite de Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre. Participa do grupo FFX Experience.