O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Locadora de veículos com sede em Santa Cruz do Sul, a CityCar investiu R$ 200 milhões em expansão no último ano. O valor agrega a abertura de uma nova loja no aeroporto de Porto Alegre, a aquisição da frota da empresa Carrera — que tem atuação em Santa Catarina e Paraná — e compra de novos veículos.
— Vamos fechar 7 mil veículos para locação em 2022. É a maior locadora gaúcha em número de veículos. Tínhamos uma visão estratégica de expandir para toda região Sul, e surgiu a oportunidade com a compra da Carrera — fala Charles de Senna, gerente de operações da empresa.
A aquisição aconteceu em outubro. Com isso, a empresa manteve operação em três das cinco cidades que a Carrera tinha lojas, em Blumenau e Joinville (Santa Catarina), e em Curitiba (Paraná). Outras duas fecharam, em Florianópolis e Itajaí. Segundo Senna, eram operações menores e que foram incorporadas às que continuaram abertas.
Ao todo, 170 empregos diretos e indiretos foram gerados em 2021 com a expansão. Atualmente, além das novidades fora do Estado, a CityCar tem unidades em Porto Alegre, Passo Fundo, Erechim, Ijuí, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. Na Capital, tem duas operações: uma próxima ao Iguatemi e outra, recém-inaugurada, no aeroporto, que fica onde antes funcionava uma loja da locadora Hertz.
Para 2022, mais novidades a caminho. A empresa já está em conversas para executar novas aquisições e planeja, também, abrir lojas em Santa Maria e nos aeroportos de Florianópolis e Curitiba. Além disso, também lançará um outro modelo de serviço, com pontos de atendimento dentro das concessionárias da Sponchiado, empresa que comprou 50% da locadora em 2020. As primeiras duas operações com esse serviço ficarão em Bento Gonçalves e Cachoeira do Sul.
Relembre a fusão da Sponchiado com a CityCar: Aos 90 anos, grupo compra outras empresas do RS apostando na mudança no mercado de veículos
— Faz parte da estratégia da empresa estar com várias operações dentro do Rio Grande do Sul. Estamos em locais que acreditamos serem muito importantes para econômica. Em Ijuí e Erechim, por exemplo, o agronegócio é muito forte, e estamos tendo um grande retorno — explica Senna.
Atualmente, a CityCar oferece serviços como diárias de carro, mensalistas, gestão de frota (quando aluga frotas inteiras em contratos para empresas), licitações e carros por assinatura. Na locadora, 75% a 80% dos veículos são do grupo classificado como econômico e intermediário, mas há também carros como SUVs, picapes e executivos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.