Uma das pessoas com maior expectativa para o andamento do projeto de energia de R$ 6 bilhões para Rio Grande é o prefeito Fábio Branco. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, ele disse que ficaria "duas horas" listando todos os benefícios do empreendimento para o Rio Grande do Sul:
- Resolve o problema do gás, dá um salto enorme para o Estado ser autossuficiente em energia ao gerar 35% do que consome, vai gerar emprego e oportunizar que o distrito (industrial) de Rio Grande atraia novos empreendimentos.
Branco elogiou o trabalho da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na condução do licenciamento. Na semana passada, uma audiência pública de mais de quatro horas debateu o estudo de impacto ambiental do terminal de regaseificação.
- Quase todas as pessoas defenderam o projeto. Alguns com algumas dúvidas, mas audiência pública é para isso. Foi em alto nível, esclarecedora e acredito que definidora para que a Fepam possa dar, dentro do seu trâmite normal, o próximo passo, que é a licença prévia da Regas e a licença de instalação da UTE.
O encontro era essencial para a análise da emissão da licença prévia, necessária para a licença de instalação dos demais projetos: a térmica a gás e o píer para os navios. Com elas, o empreendimento, assumido recentemente pelo grupo espanhol Cobra, deixa de correr o risco de perder a outorga da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
- É um divisor de águas, um sonho para a cidade de Rio Grande, fundamental para o Rio Grande do Sul - finalizou o prefeito - Acredito muito na competência da Fepam de agilizar esses processos dentro do aspecto legal, não fugindo dele, mas entendendo que é um projeto estruturante.
Até o dia 5 de janeiro, a Fepam está recebendo contribuições sobre o projeto. Depois disso, definirá sobre o licenciamento. Mas a presidente do órgão ambiental, Marjorie Kauffmann, já enfatizou em entrevista à coluna de que a equipe sabe que é um projeto prioritário para o Estado.
Ouça a entrevista com o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco:
E também a entrevista recente do programa Acerto de Contas com a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.