Instituição de ensino que oferece cursos de graduação e pós-graduação em cursos como administração e direito, o Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (IBGEN), de Porto Alegre, passa a operar, também, como um hub de negócios. A ideia é que o espaço receba, além das aulas, empresas e startups para troca de experiências.
— [O instituto] deixa de ter cunho exclusivamente acadêmico e passa a reunir diferentes atores do mercado, como incubadoras e aceleradoras para fomentar e gerar novos projetos, associando novas práticas aos nossos alunos. Queremos usar o nosso capital humano para somar — salienta a diretora operacional do IBGEN, Ana Paula da Silva.
Desde 2016, o IBGEN faz parte do Grupo Uniftec. Atualmente, a unidade conta com aproximadamente 700 alunos presenciais e cerca de 400 na modalidade a distância. Conforme o reitor do grupo educacional, Cláudio Meneguzzi Jr., a atual sede do instituto, na Avenida Praia de Belas, já vinha sendo preparada para atuar como um polo de empresas desde 2019. Foram feitos investimentos em reformas e adequações, mas o valor não foi divulgado.
O primeiro projeto instalado no hub de negócios é a PrintUp 3D, uma empresa que presta serviços de impressão 3D criada em 2012. Em 2020 e 2021, focou na reestruturação comercial decorrente das mudanças de mercado geradas pela pandemia, dedicando-se também a projetos sociais como a produção de face shields, entre outros dispositivos, para proteção de trabalhadores essenciais e profissionais da área de saúde.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.