Uma das cidades mais turísticas do Brasil, Gramado, na serra gaúcha, vai virar, também, uma marca. A prefeitura do município assinou um contrato com a Fama Licenciamentos — empresa que há 25 anos trabalha na gestão de marcas para licenciamentos — para gerenciar a marca, que poderá ser usada em acessórios, produtos de cama, mesa e banho, têxtil, papelaria, serviços, publicações, entre outros.
Essa ideia de transformar cidades em marcas já existe em outras partes do mundo. Casos conhecidos são do "I Love NY" e "I Amsterdam". Mas, segundo Fabiano Veronezi, diretor da Fama, será a primeira ação do tipo no Brasil.
— Gramado é uma "grife" nacional no turismo e pretendemos que produtos com nossas marcas ajudem a divulgar e posicionar a cidade — afirma Rosa Helena Volk, secretária de turismo e presidente da Gramadotur.
O desenho da marca que estampará os produtos ainda está sendo preparado. Na sequência, passará por validação da Gramadotur. Submarcas da cidade, como Natal Luz, Festival de Cinema, Kikito e Páscoa em Gramado, também serão usadas para licenças sob gestão da Fama. A parceria prevê, ainda, a instalação de uma loja no centro de Gramado para o ano de 2022.
A ideia é que as empresas possam explorar a marca de Gramado e pagar royalties em contrapartida para a cidade. Segundo Veronezi, já há interessados pela possibilidade. Como o programa é recente, não há ainda empresas usando a marca oficial, que está sendo desenhada. A expectativa é de que os produtos comecem a aparecer a partir de março.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.