O desconto para antecipar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Porto Alegre será menor neste ano. Caiu dos 10% do ano passado para os atuais 8%, que estão sendo anunciados nesta segunda-feira (13) pela prefeitura. O questionamento partiu de leitores da coluna, que encaminhou a pergunta ao secretário Municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Ele sinalizou de que a prefeitura não sente necessidade, neste ano, de antecipar arrecadação e, por isso, reduziu a atratividade da opção.
Por que o desconto para antecipar o pagamento está menor do que no ano passado?
Essa é uma decisão eminentemente financeira. A medida em que existe uma necessidade do município de se arrecadar mais com a antecipação, a gente pode aumentar o desconto e tornar ele mais atrativo. E, no momento em que não existe essa necessidade, a gente pode jogar um pouco com esse desconto, deixando ele atrativo, mas, vamos dizer assim, não tão atrativo quanto foi ano passado.
Para saber se vale a pena antecipar, é importante que o contribuinte identifique onde ficaria aplicado o dinheiro e qual rentabilidade líquida se alcançaria. É possível, sim, que seja maior do que o desconto oferecido pela prefeitura de Porto Alegre. Se não optar pelo pagamento antecipado, o parcelamento será em até 10 vezes sem juros, com o vencimento da primeira parcela em 8 de março de 2022.
Com a alta da taxa de juro Selic no último ano, rendimentos de aplicações também subiram. Com isso, o desconto deveria ter até aumentado para ficar mais atrativo. Mais conservadora de todos os investimentos, a poupança deve pagar em 2022 entre 6% e 7% líquidos. Títulos do Tesouro Direto estão, facilmente, superando 10%.
Atualização: veja o cálculo enviado à coluna pelo educador financeiro Adriano Severo:
Valor hoje: R$ 800
Valor com desconto de 8%: R$ 736
Investindo o valor com desconto pra chegar no sem desconto vai precisar render 8,70% em 12 meses
Isso equivale a um rendimento mensal aproximado de 0,70%.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.