Vale aproveitar o desconto anunciado pela Receita Estadual para o IPVA 2022 (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Juntando todos os benefícios, o abatimento pode chegar a 34,63%. No ano passado, o máximo era de 25%. Portanto, programa-se, se possível.
O desconto de antecipação para quem quitar até 30 de dezembro aumentou de 3%, no ano passado, para 10%, neste ano. O percentual é bom, superando retornos de aplicações financeiras. Mas não vale ficar inadimplente com outra dívida que tenha incidência de juros para quitar o tributo. Em geral, o encargo é maior.
Leia também: Como simular um valor aproximado do seu IPVA 2022
O pagamento do IPVA estará liberado a partir de 15 de dezembro. A Secretaria Estadual da Fazenda vinha estudando descontos maiores e prazos mais longos (o parcelamento passou de três para seis vezes). A ideia era amenizar o impacto da alta dos preços dos veículos na Tabela Fipe, usada para calcular as alíquotas de IPVA. Esse efeito provocado pelo descompasso no mercado automotivo acabou por elevar o imposto final a pagar em 22% no Rio Grande do Sul, com aumentos semelhantes em outros Estados.
E sobre a taxa de licenciamento: IPVA: quanto custará a taxa de licenciamento e como será devolvido o que foi pago a mais
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.