Rede gaúcha com mais de 420 lojas, a Quero-Quero contratou uma empresa para instalar seis "fazendas" de energia solar. São chamadas assim grandes áreas em um campo com diversos painéis fotovoltaicos instalados. Eles geram energia que será distribuída para outros locais, gerando crédito para compensação na conta de luz. O valor do investimento não é informado.
As estruturas ficarão sob responsabilidade da empresa GreenYellow. Ao todo, serão 23.770 painéis solares que abastecerão 90% das lojas da Quero-Quero, ou seja, cerca de 380 unidades. Quatro dos seis parques solares ficarão no Rio Grande do Sul. O projeto deve ser concluído no segundo semestre de 2022.
Aqui no Estado, as usinas solares serão construídas em Guaíba, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e em uma quarta cidade que ainda não foi divulgada. As outras duas ficarão em Santa Catarina e no Paraná para estarem dentro do escopo das distribuidoras de energia que abastecem as lojas. Para se ter uma ideia, será produzida energia equivalente ao consumo de 6,9 mil casas.
Durante a fase de construção, serão gerados 300 empregos temporários. O CEO da Quero-Quero, Peter Furukawa, reforçou que o projeto é um passo da empresa nas práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança).
— Usamos um recurso energético limpo e deixamos de depender de reservatórios hídricos para a operação das nossas lojas — afirma.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.