Ícone da hotelaria na Serra, o Laje de Pedra — que está sendo reformado e reabrirá completamente em 2024 — está ganhando um livro para chamar de seu. O Laje de Pedra Origens será lançado nesta terça-feira (30) e trará uma série de histórias e imagens sobre o empreendimento e sobre a região do Vale do Quilombo.
— A narrativa do livro se inicia 200 milhões de anos atrás, quando começou a formação geológica do que hoje conhecemos como serra gaúcha. A história passa pela formação de Canela, a relação do Laje de Pedra com a cidade, os legados de José Luiz Correa Pinto e Péricles de Freitas Druck. São muitas histórias — conta o presidente do Instituto Cultural Laje de Pedra e sócio do empreendimento, Márcio Carvalho.
À coluna, Carvalho contou alguns casos curiosos que serão tratados no livro. Um dos mais conhecidos é da assinatura do Tratado do Mercosul em 1992, quando o hotel recebeu cinco chefes de Estado: os presidentes Fernando Collor de Melo (Brasil), Carlos Menem (Argentina), André Rodriguez (Paraguai), Alberto Lacalle (Uruguai), e o ministro de Relações Exteriores do Chile, Enrique Silva Cimma.
— Esse evento demandou acomodar mais de 2 mil soldados que faziam a segurança de cinco chefes de Estado. Fechou com nota 10 do Itamaraty, uma das diplomacias mais exigentes que existem — conta Carvalho.
Outra história presente no livro, essa menos conhecida, é de um encontro entre Tom Jobim e Chico Buarque para escrever a música Anos Dourados, abertura da minissérie de mesmo nome da Rede Globo.
— Tom Jobim veio se apresentar na região e acabou ficando hospedado no Laje de Pedra. Então, ele teria convidado o Chico para se juntar a ele para escrever a letra de Anos Dourados. O Chico, muito discreto, pediu que a chegada fosse secreta. Depois, acabou que a Zero Hora noticiou o encontro secreto.
E para fechar os "spoilers" do livro à coluna, Carvalho falou que a obra contará sobre eventos musicais que marcaram o Laje de Pedra:
— Esses eventos revelavam talentos nacionais pelo mundo a fora. Alguns dizem que a Festa da Música teve uma importância muito grande pra divulgação do MPB ao redor do mundo. Foi lá que Roberto Carlos e Myrian Rios fizeram a primeira aparição pública.
Essas e outras histórias estão registradas no livro escrito por Eduardo Bueno (Peninha), Liliana Reid e Cláudia Aragón. Colaboram, ainda, Sebastião Fonseca de Oliveira e Carlos Melzer. A obra contará com uma coleção de fotografias feita sob a coordenação de Fernando Bueno através da parceria do Instituto Cultural Laje de Pedra com o Canela Instituto de Fotografia e Artes Visuais. Fotógrafos foram selecionados para desenvolverem e aprofundarem sua produção no campo expandido da fotografia tendo como tema o território do Hotel Laje de Pedra e seu entorno.
O livro Laje de Pedra Origens é uma publicação da Buenas Ideias e poderá ser encontrado no Mirante Laje de Pedra a partir de dezembro. Ele também estará à venda em pontos de Gramado, Canela e Porto Alegre por R$ 300. A receita obtida com a venda da publicação será totalmente revertida ao Centro Social Padre Franco, instituição social de Canela.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.