O governador Eduardo Leite também quer que a South Summit seja realizada no centro de Porto Alegre. Ele deixou clara a intenção em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. A feira internacional de inovação será realizada na Capital em 2022. Os executivos do evento estão chegando nesta tarde ao Rio Grande do Sul para dias de agenda intensa.
- Nós queremos muito que seja no Centro, que a South Summit, essa feira de inovação que é uma referência no sul da Europa, realizada em Madri, possa ser de grande impacto também aqui para o nosso Estado, para Porto Alegre, dentro da nossa política de inovação. A realização desta feira aqui é a cereja do bolo de uma política de inovação que estamos liderando. Tanto quanto ela puder estar integrada à vida da cidade, visível, que quem esteja aqui para feira veja a cidade e tenha essa convivência. Nós queremos que ela se realize de forma integrada. Uma alternativa são os pavilhões dos armazéns do porto, mas eles precisam de reformas, de ajustes, e é isso que se está buscando viabilizar na parceria com a prefeitura. Nós estamos trilhando o mesmo caminho, prefeitura e governo do Estado, na direção de buscar viabilizar que ela se realize no Centro Histórico, integrada à cidade. Eu confio que conseguiremos achar alternativas que se viabilizem para que ela aconteça tendo o impacto que ela pode e deve ter na vida da cidade, na vida das pessoas, na vida de todo o Estado - respondeu o governador ao questionamento da coluna sobre o local da South Summit.
Na semana passada, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reforçou, também no Gaúcha Atualidade, que quer a feira no Centro, algo que falava já na missão de governo à Espanha e antes mesmo de a South Summit ser confirmada para Porto Alegre. Mas o tempo urge. A ideia é realizar o evento na última semana de março, coincidindo com os 250 anos da Capital. O martelo sobre datas exatas e local deve ser batido na visita da comitiva nesta semana. A divulgação está prevista para quarta-feira (1º).
Já na chegada a Porto Alegre, a fundadora da South Summit, María Benjumea, tem agenda na Assembleia Legislativa. Uma subcomissão foi criada pelo deputado Frederico Antunes (PP-RS) para acompanhar os preparativos para o evento. Será às 15h, no Teatro Dante Barone. Tem, ainda, encontros com o prefeito, com o governador e um jantar com empresários. Amanhã, visita o Instituto Caldeira e almoça no Cais Embarcadero. À tarde, terá reuniões de trabalho e visita ao Tecnopuc. Participa, também, a CEO Marta del Castillo. Quem acompanha a comitiva é o executivo da empresa gaúcha 4all Thiago Ribeiro, que também esteve com a equipe da Web Summit, outro grande evento de inovação que Porto Alegre está querendo trazer. Relembre: Web Summit: executivos visitam Porto Alegre para bater martelo sobre sede da feira internacional em 2023
Ouça a entrevista completa do governador à Rádio Gaúcha:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.