A expectativa é de que saia em breve a decisão sobre o local onde será realizada a edição de 2023 do Web Summit, uma feira internacional de tecnologia. O Rio Grande do Sul negocia para atraí-la há dois anos. Já está definido que ela será no Brasil, mas Porto Alegre disputa com Rio de Janeiro e Brasília.
Para bater o martelo, uma comitiva de executivos passou os últimos dias na capital gaúcha. Antes, esteve no Rio e, depois, seguirá para o Distrito Federal. Nela, está o próprio CEO e fundador do Web Summit, Paddy Cosgrave. Um dos gaúchos que participa ativamente da negociação e que organizou a visita da comitiva, Thiago Ribeiro conversou com a coluna. Ele é executivo de Desenvolvimento de Negócios da 4all, empresa gaúcha de tecnologia.
Segundo ele, a equipe do Web Summit pediu o agendamento da visita dentro da retomada das negociações que tinham sido suspensas pela pandemia. Nesta semana, foi apresentada a cidade, incluindo visitas a locais e estruturas que poderiam receber o evento, como a região da Orla do Guaíba e o Beira Rio. Também ocorreram diversas reuniões com o que se chama de "ecossistema de inovação", que inclui empresas, startups, aceleradores, incubadoras, universidades, Pacto Alegre, Aliança pela Inovação, Transforma RS, governo e prefeitura.
- Queriam conhecer as pessoas, ver a possibilidades. A decisão sobre a cidade sairá nas próximas semanas - diz Ribeiro.
Aliás, o executivo também participa da preparação para a South Summit, outra feira de inovação que o Rio Grande do Sul conquistou na missão realizada à Europa em outubro (Relembre: Porto Alegre irá sediar próxima edição da South Summit, feira mundial de inovação). A corrida é para realizar o evento na última semana de março, quando a cidade completa 250 anos. Nas próximas semanas, será batido o martelo sobre a data exata e o local de realização.
A South Summit acontece em Madri, na Espanha, e tem foco mais no fechamento de negócios entre grandes empresas, investidores e startups. Já o Web Summit é um evento mais de conteúdo, reunindo palestrantes que são referência em inovação e tecnologia. Ela é realizada, atualmente, em Lisboa (Portugal), mas foi criada em Dublin (Irlanda). A edição de novembro agora, quando voltou a ser presencial, reuniu mais de 42 mil participantes de 128 países.
Para a South Summit de 2022, há uma expectativa de que Porto Alegre recebe 15 mil pessoas. Em tempo, ter conquistado a South Summit ajuda a atrair o Web Summit. A cidade entra no radar mundial da inovação. Mas tem que fazer bonito.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.