Enquanto prepara a South Summit em 2022, Porto Alegre disputa com Rio de Janeiro e Brasília a Web Summit para 2023. Ambas são feiras internacionais de tecnologia, que, se forem realizadas na sequência por aqui, certamente colocarão a capital gaúcha em um radar importante da inovação. A coluna perguntou sobre o andamento dos preparativos na entrevista do prefeito Sebastião Melo ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Só a South Summit deve reunir 15 mil pessoas.
Sobre a South Summit, que Porto Alegre garantiu com a missão dos governos à Europa, já temos as datas e o local onde vai acontecer?
No dia 29 (de novembro) a dona Maria (Benjumea), CEO da feira, chega em Porto Alegre. Já tem várias agendas com o governo, com a prefeitura, com a Assembleia Legislativa... Então, farão uma visita oficial. Está desenhado para a feira ser no final de março. Essa, como tu sabe, é uma governança que fortemente é do governo do Estado. A prefeitura está ao lado da cidade e do setor privado. Nós continuamos trabalhando para que ela seja no Centro. Eu gostaria que isso partisse do governador, porque ele é o comandante desse processo, mas o prefeito e sua equipe estão dando todo o suporte para que esteja no Centro, e acho que nos próximos dias vocês vão ter novidades sobre isso.
Em que lugar do Centro?
No Centro, há estruturas provisórias, há uma análise forte para usar dois ou três armazéns ao lado do Cais Embarcadero. Essa análise está sendo feita com muita profundidade pela Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC) e pelo governo, mas essa decisão não foi tomada ainda. Ela será tomada logo em seguida. A prefeitura vai estar ao lado do governador para que ele possa tomar a melhor decisão.
Vocês se reuniram na semana passada com o comitê executivo da Web Summit. Como foi a agenda de visitas e a conversa?
Olha, foi muito boa. Teve o Arthur, que é um português que ajuda nessa organização lá em Portugal. Figura muito querida. Teve dois irlandeses que acompanharam ele, que são os fundadores da feira. Eles tiveram longa agenda conosco, depois levei eles ao Mercado Público, presenteei eles com a melhor champanhe que tem no Rio Grande do Sul. Eles gostaram muito, tomamos sorvete lá no Centro, adoraram o Mercado, adoraram a cidade, levamos eles na Orla, levamos no 4º Distrito, Instituto Caldeira, e vários outros pontos da cidade. Depois, eu acompanhei eles em uma audiência com o governador também. Governador também foi muito receptivo, toda a equipe do governo. O que eu disse para ele no final: "No Rio de Janeiro, vai ser mais um evento. Aqui vai ser 'o' evento". Eles começaram a rir. Falei que aqui é a capital do Mercosul, aqui tem a cidade de Florianópolis, que está junto desse processo. Aliás, estava aqui o secretário de inovação de Florianópolis, estava aqui o secretário de inovação de Caxias do Sul. Nós estamos aqui perto do Uruguai, da Argentina. Então eu disse: "Olha, vocês têm uma decisão difícil para tomar, mas nós estamos no páreo". É Rio de Janeiro e Porto Alegre. Eles vão escolher uma dessas duas cidades.
Ouça a entrevista completa:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.