O aumento da conta de luz para o consumidor de Porto Alegre ficará em torno de 40% em 2021. A estimativa para o acumulado do ano todo foi feita para a coluna pelo coordenador das pesquisas de preços da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz. A instituição monitora semanalmente sete capitais para calcular o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S).
Para o cálculo, a FGV considerou a alta de 14,71% na tarifa de eletricidade da CEEE Equatorial para consumidores residenciais a partir desta segunda-feira (22). Uma parte do aumento vai aparecer já na conta de novembro, mas a maior parcela ficará para a fatura de dezembro. A tarifa é parte da conta de luz, que é formada ainda pela carga tributária (que varia conforme a tarifa), pela bandeira tarifária e pela taxa de iluminação pública, que é municipal.
Definida mensalmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tem sido uma vilã do orçamento ao longo dos últimos 12 meses. A cobrança extra mensal na conta de luz começou a pressionar a conta em dezembro de 2020, na sequência do pior período de chuvas em 91 anos. A crise hídrica levou à geração de energia mais cara, repassada à conta. Tanto que os reajustes nos valores das bandeiras não caras não forem suficientes, levando o governo a criar uma bandeira de escassez tarifária. Por ela, há a cobrança de R$ 14,20 para cada 100 quilowatt-hora consumidos.
A conta de luz, por sua vez, responde por 4% da inflação total em Porto Alegre, considerando apenas o impacto direto. André Braz enfatiza que não dá para dimensionar o efeito indireto em cascata, considerando que o custo aumenta para as empresas, por exemplo, que repassam para os preços da cadeia econômica.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.