Marca de chocolates fundada em 1976 em Gramado, a Lugano está apostando com força no Natal e no final de ano para alavancar - ainda mais - as vendas. A expectativa é de que os resultados sejam entre 30% e 40% maiores do que em 2019, antes da pandemia. Um dos motivos da projeção positiva é, claro, o aumento do turismo interno no Brasil.
- O turismo doméstico em alta por questões restritivas e também pelo câmbio vai alçar Gramado neste Natal como uma das melhores opções de turismo e hotelaria no Brasil. Vai ter opções para todos os públicos, o que irá favorecer, e muito, o resultado alcançado pela marca. Será um Natal espetacular - adianta Augusto Luz, CEO da empresa.
Para abastecer o mercado nacional, entre campanhas de Natal e produtos diversos de linha normal, serão produzidos cerca de 120 toneladas de chocolate para o final de ano. Para aumentar a produção, a empresa também implantou o terceiro turno na fábrica, que hoje trabalha 24 horas.
Além disso, a empresa investiu R$ 120 mil neste ano para decoração natalina e também para eventos especiais da Lugano durante as comemorações do final de ano. Haverá decoração permanente da cenógrafa Lua do Río, responsável pela cenografia do Natal Luz durante 14 anos, e shows diários do personagem "Luguito" em uma das lojas da empresa no centro de Gramado.
Luz também é presidente da Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco). Segundo ele, o otimismo é geral no setor. No entanto, as fábricas de chocolates também sentiram o impacto da inflação. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o empresário citou primeiramente o açúcar, que praticamente triplicou de preço. O motivo, aliás, é o mesmo do etanol. Ambos são derivados da cana-de-açúcar, que teve quebra de safra. Ouça a entrevista completa:
Expansão nacional
Um dos focos da empresa segue sendo na expansão da marca. Até o final do ano, ela quer abrir 10 novos pontos de venda em formato de franquia. Desses, nove já estão confirmados. Nesta quinta-feira (28) acontece a inauguração da sua loja da Lugano em São Paulo. Será uma operação no D&D Shopping com venda de produtos e também com um ambiente que permite a produção de chocolate personalizado, na hora, a partir da escolha de sabores e ingredientes do cliente.
Expansão internacional
Como a coluna noticiou recentemente, a Lugano também entrou no mercado dos Estados Unidos. Nos próximos dias, Luz irá embarcar para o país norte-americano para tentar consolidar a marca na rede de lojas Dollar Tree. Atualmente, a empresa estava vendendo chocolates em datas sazonais, como Natal e Dia dos Namorados. A viagem do executivo será para tentar colocar os produtos "de prateleira" também no portfólio da rede, além de expandir para Canadá e China.
Vagas de emprego
A Gowinz, marca que engloba a Lugano e também a Rasen Bier, está com 25 vagas de emprego abertas para suprir o aumento de demanda. Há posição para vendedor, repositor, garçom, auxiliar de cozinha, caixa, entre outros. O salário não foi divulgado. É possível se inscrever na página da Gowinz no SolucioneRH.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android