Os gaúchos gastaram menos em setembro, com queda de 5% sobre agosto. O dado faz parte da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. O montante registrado pela empresa foi de R$ 2,4 bilhões. O montante representa 2,3% do total do país.
No Rio Grande do Sul, a queda no consumo foi puxada, principalmente, por Automóveis e Veículos (-23%), Telecomunicações (-14%), Serviços (-7%), Lojas de Roupas (-6%) e Rede Online (-6%). Contudo, o consumo acelerou nos setores de Companhias Aéreas (25%), Hotéis e Motéis (25%), Diversão e Entretenimento (20%), Restaurantes (3%) e Transportes (2%).
- As pessoas estão mais confortáveis e confiantes para voltarem a viajar. Com o avanço da vacinação e a queda no número de contaminados, é normal que a população retome as viagens - lembra Luciana Godoy, CEO da Superdigital, sinalizando que mudança no comportamento de gastos tende a continuar.
Olhando os segmentos, as principais variações de queda na participação no gastos ocorreram em transporte e em lojas de roupas. Por outro lado, teve aumento na participação de restaurantes e de supermercados no total de vendas.
Veja os segmentos onde os gaúchos mais gastaram em setembro:
Supermercados 40% do total
Restaurante 11%
Lojas de artigos diversos 9%
Combustível 8%
Lojas de roupas 8%
Farmácias 7%
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.