Um bar de Porto Alegre está medindo a retomada dos negócios por um indicador curioso: a quantidade de litros de cerveja vendidos por mês. Segundo Robson Santos, gerente do Kiosque Brasil, na Cidade Baixa, ainda não volta ao normal, mas a "curva é ascendente":
— Antes da pandemia, vendíamos cerca de 10 mil litros de chope da Brahma por mês. Contabilizando também as cervejas em garrafas de 600mL, a média chegava a 12 mil. Na pandemia, vendemos no máximo 1,5 mil litros. Hoje, ainda estamos distantes desses números, mas, em outubro, passamos a marca dos 4 mil litros.
A aposta está no aumento no número de pessoas vacinadas e na chegada do verão. O empresário também quer fazer do bar um símbolo de resistência na Cidade Baixa após o o baque nos negócios provocado pela pandemia. Criado em 1992, a primeira sede do Kiosque Brasil foi na Zona Norte de Porto Alegre, na Avenida Assis Brasil. Em 2012, o bar se mudou para o atual local, onde ficou conhecido pelo open bar das 18h às 20h e por transmitir jogos da dupla Gre-Nal.
—É comum em Porto Alegre a cultura de bares identificados. Gremistas vão nestes e colorados naqueles. O Kiosque se esforça para congregar todos. Por isso, em dia de Gre-Nal ampliamos o espaço para dois ambientes, tomamos as precauções logísticas necessárias e transformamos o bar em uma arquibancada. É uma experiência única — finaliza Santos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.