Gigante do varejo com sede em Porto Alegre, a Lojas Renner respondeu à notificação do Procon de São Paulo (Procon-SP) para esclarecimentos sobre como ficaram os dados dos clientes com o ataque hacker. Segundo a companhia, não há indícios de transferência não autorizada de dados. O caso ocorreu ainda em agosto, tirando do ar sistemas as lojas físicas e o site e o aplicativo de e-commerce da rede de lojas.
A empresa foi questionada pelo Procon-SP sobre os bancos de dados atingidos, nível da exposição, período que o site ficou indisponível, se houve vazamento de dados pessoais de clientes e de outras informações estratégicas, plano de proteção e recuperação executado, canais de atendimento disponibilizados aos consumidores durante a ocorrência, entre outras informações. Segundo o órgão, a Renner disse que nada indica que o incidente tenha comprometido a base de dados pessoais a ponto de gerar risco aos consumidores. O caso será encaminhado para análise e acompanhamento da equipe de fiscalização, diz o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
"A Renner relatou que foi vítima de ataque do tipo ransomware, o qual paralisou parte do seu parque de tecnologia da informação e gerou indisponibilidade temporária do site e aplicativo; que assim que teve ciência do fato alertou os responsáveis; e que o e-commerce foi retomado no site no dia 21/8 e no dia 22/8, no aplicativo. Sobre a segurança cibernética, esclareceu que adota estratégia em multicamadas e discriminou os controles e ferramentas implementados. Sobre o cadastro no portal informou que ao usuário são solicitados os seguintes dados: e-mail, CPF, nome completo, data de nascimento, telefone e gênero (sendo este último não obrigatório) e que há necessidade de criar login e senha; informou ainda que os dados dos clientes são coletados utilizando criptografia de padrão internacional, sendo possível solicitar a atualização ou exclusão.", diz a nota do Procon-SP.
A coluna segue com um pedido de entrevista sobre o assunto junto à Renner e aguarda o retorno.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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