A Lojas Renner pediu mais prazo para responder aos questionamentos do Procon de São Paulo (Procon-SP) sobre a extensão dos possíveis danos causados pelo ataque cibernético da semana passada. A notificação solicitava as informações até essa quarta-feira (25), mas a varejista conseguiu uma prorrogação até a próxima segunda-feira (30). Ela tem capital aberto, com ações negociadas na bolsa de valores. O último comunicado enviado aos acionistas foi na segunda-feira (24), quando negou ter pago resgate aos hackers. Nos textos, afirma que os principais bancos de dados estão preservados, mas não diz claramente que não houve prejuízo a dados de clientes.
Por isso, o Procon-SP quer saber quais foram os eventuais bancos de dados violados e se “houve vazamento de dados pessoais de clientes e de outras informações estratégicas”. O órgão ainda questionou sobre o plano de proteção e recuperação executado até o momento, os canais de atendimento disponibilizados ao consumidor e o processo de criptografia aplicado na coleta, tratamento e armazenamento de dados dos clientes. Também indaga sobre a efetividade de um “Encarregado de Dados nomeado - conforme previsto na Lei Geral de Proteção da Dados (LGPD)”.
No mercado financeiro, há comentários de que a empresa não está lidando de forma muito transparente com a situação. A coluna tenta desde a semana passada mais esclarecimentos sobre os dados dos clientes.
As lojas físicas mantiveram-se abertas mesmo com o ataque. Já o e-commerce ficou fora do ar por alguns dias e foi restabelecido no final de semana. Um vídeo dos funcionários da empresa circulou nas redes sociais manifestando apoio à equipe de tecnologia da informação da Lojas Renner.
A rede varejista tem sede em Porto Alegre e centenas de lojas no Brasil e no Exterior. Outras empresas gigantes foram vítimas de ataques de hacker recentemente. Entre elas, a Embraer e a JBS. Esta última pagou um resgate de US$ 11 milhões pelos dados. Aqui no Rio Grande do Sul, houve invasão também dos sistemas do Tribunal de Justiça (TJ-RS).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
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