Uma dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletroeletrônicos, a WEG, empresa de Santa Catarina com forte atuação no mercado gaúcho, está apostando no setor de mobilidade elétrica. Um dos principais serviços desenvolvidos pela marca são as estações de recarga de veículos elétricos, que podem ser individuais, ou, até mesmo, em formato de garagem, com energia gerada pela luz do sol. É o que a WEG chama de "garagem solar".
O primeiro local a receber as garagens foi Fernando de Noronha, em Pernambuco. A WEG, em parceria com a administração da ilha, a Renault e a Polo, forneceu equipamentos para seis garagens com geração solar, com estação de recarga semirrápidas de 22kW, para recarregar as baterias de 28 veículos elétricos que já circulam pelo arquipélago.
As garagens solares têm capacidade de gerar 26MWh por ano, o suficiente para cobrir o consumo elétrico de todos os veículos zero emissão que circulam na ilha. Essa energia gerada é equivalente a 180 mil quilômetros rodados sem a geração de gás carbônico, o que vai evitar a queima de aproximadamente 20 mil litros de combustível fóssil.
O projeto acompanha uma lei assinada pelo governo de Pernambuco que proibirá a entrada de veículos a combustão no arquipélago a partir do ano que vem. A lei prevê ainda a retirada de todos os veículos movidos a combustão da ilha a partir de 2030.
Além de Fernando de Noronha, a WEG também está construindo a garagem em outros projetos, como do Complexo Industrial Ayrton Senna, da Renault. A empresa ainda fechou parcerias com montadoras como a Renault e a Fiat para ser a fornecedora recomendada de infraestrutura de recarga para os clientes que adquirirem carros elétricos da empresa. Também está montando estações de recarga em concessionárias das marca.
No Rio Grande do Sul, a WEG tem unidades produtivas e parcerias com empresas gaúchas. Em 20219, comprou a Geremia Redutores, de Bento Gonçalves.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.