De uma só vez, a coluna recebeu a informação de que oito empresas de tecnologia estão procurando por novos funcionários para preencher seus quadros. Ao todo, são 214 vagas abertas. A maioria é para trabalho remoto, e podem se candidatar interessados de todas as regiões do país. Outras 68 são específicas para o Rio Grande do Sul.
Os empregos são direcionados, principalmente, para áreas como análise, compliance, ciência de dados, desenvolvimento, engenharia de software, etc. Além disso, há vagas também para outros setores, como administração, comercial, marketing, recursos humanos e logística.
A coluna vem acompanhando desde o ano passado a dificuldade do mercado de tecnologia brasileiro de conseguir mão de obra qualificada para acompanhar o crescimento do setor. Segundo grande parte dos empresários com quem conversa, são dois fatores que provocam a lacuna. Um é mais antigo e não surpreende em nada: a qualificação dos candidatos, que precisam estar em constante renovação. Já o outro é um movimento mais recente, a contratação de trabalhadores gaúchos por empresas do Exterior - que pagam em moeda mais valorizada -, acelerada pelo teletrabalho.
Das oito empresas que estão anunciando vagas agora, sete são de Santa Catarina e uma, de Minas Gerais. A que tem maior número de vagas é a provedora de internet Mhnet, que tem entrado no mercado gaúcho com aquisições e expansões próprias. Recentemente, a coluna noticiou a compra da Creral Telecom, da região do Alto Uruguai. A empresa está agora com 68 vagas abertas para 16 cidades do Rio Grande do Sul, em funções como consultor de vendas, e técnico e manutenção de rede. Interessados podem se inscrever aqui.
Outra empresa com forte ligação com o Rio Grande do Sul é a Delivery Much, que nasceu em Santa Maria. Ela está com 31 vagas abertas, sendo a maioria para o setor de tecnologia. Há também oportunidades para área comercial, de relacionamento e logística. Todas as oportunidades são para trabalho remoto. Após a pandemia, os funcionários poderão optar por trabalhar presencialmente ou em modelo híbrido. É possível se inscrever pelo site de carreiras da empresa.
As outras seis empresas são:
- Involves: de tecnologia, está com 25 vagas abertas nas áreas de desenvolvimento, administrativo, comercial, gestão de pessoas, design, etc. O processo seletivo é online e as vagas, remotas. É possível se inscrever clicando aqui.
- Zitrus: com sede em Joinville (SC), empresa está com 17 vagas abertas, principalmente para área de tecnologia, como desenvolvedor, analista de qualidade, gerente de produto e consultor. Possível se inscrever clicando aqui.
- DOT Digital Group: empresa de educação digital corporativa, está com 31 vagas abertas para trabalho remoto, nas áreas administrativas, de marketing, desenvolvimento, suporte, etc. Inscrições clicando aqui.
- FacilitaPay: Fundada em Minas Gerais, essa empresa é de tecnologia em pagamentos e transações financeiras. Está com 15 vagas abertas para teletrabalho. É possível se inscrever no site de carreira da empresa.
- Supero Tecnologia: Com sede em Florianópolis, a empresa está com 14 vagas abertas para desenvolvedor, analista de marketing, executivo de contas, etc. Trabalha com tecnologia para áreas como saúde, energia e indústrias. É possível se inscrever aqui.
- Way2: trabalha com soluções de tecnologia para medição e gestão de energia elétrica. Está com 13 vagas abertas, para áreas como desenvolvedor, analista de aplicações, de banco de dados, de produto e mercado e qualidade. Inscrições no site da empresa.
A coluna perguntou a faixa salarial das vagas, mas as empresas não quiserem informar. Sobre o mercado de trabalho de tecnologia, leia também: "Se aparecer um cara na Lua, vou contratar", diz empresário em busca de profissionais de tecnologia e "Um apagão de profissionais de tecnologia", diz empresário com cem vagas com salário de até R$ 15 mil
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.