Morreu, aos 97 anos, o empresário Egídio Pedro Backes. Ele foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) e era, agora, membro nato do conselho deliberativo e procurador. A morte ocorreu em casa, de causas naturais, nessa sexta-feira (22). Ele deixa a esposa, Hilda Maria Backes, três filhos, duas netas e cinco bisnetos.
Seu Egídio, como era conhecido no varejo gaúcho, ajudou a criar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Porto Alegre em 1945, quando era diretor da Casa Guaspari. Idealizada por um grupo de 27 comerciantes, a operação da capital gaúcha foi pioneira no Brasil.
O empresário era sempre gentil e disposto a conversar. A colunista lembra de algumas das vezes em que esteve na antiga sede da CDL, quando ele mostrou os tantos arquivos com cheques sem fundo e contou como atuavam antigamente os "homens de vermelho" que chegavam vestidos com a cor na casa das pessoas para cobrar dívidas. Todos da rua acabavam sabendo que o vizinhos estava inadimplente. Mas isso lá na década de 50. Hoje, seria impensável. Seu Egídio também contava como era vender fiado quando não havia um sistema oficial de crédito. Para saber se o consumidor era bom pagador, as lojas enviavam pessoas até onde o cliente morava para levantar informações com o comércio local. Ou seja, eram dias para liberar a venda.
Para o presidente da CDL, Irio Piva, o trabalho do colega e suas lições são o alicerce e o exemplo para toda a operação varejista gaúcha. Em agosto, seu Egídio tocou "Parabéns a Você" com gaita de boca no aniversário de 61 anos da entidade. O velório ocorre neste sábado (23), no cemitério da Santa Casa, capela 4, até as 14h.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.