Estão a todo o vapor as obras da unidade industrial de produtos siderúrgicos da gigante ArcelorMittal em Glorinha, na região metropolitana de Porto Alegre. O documento que autorizava a construção foi liberado em junho. Quem está conduzindo a instalação é a construtora gaúcha Macro Engenharia, que também ficou responsável pelo novo complexo industrial da Taurus, em São Leopoldo.
Procurado pela coluna, o diretor da construtora, Fernando Holderbaum, informou à coluna que as obras estão "a milhão" e que os pilares já começaram a ser erguidos. O repórter fotográfico de GZH Ronaldo Bernardi passou pelo local na sexta-feira (8) e registrou a construção, já bem avançada. O engenheiro responsável é Rodrigo Holderbaum.
Os pavilhões industriais terão quase 8,5 mil metros quadrados, conforme a licença emitida pela Fepam. Com isso, a unidade terá capacidade para produzir 5,2 mil bobinas de aço por mês e 2,6 mil chapas retangulares.
Quando foi assinado o protocolo de intenções, em dezembro de 2020, se divulgou que o plano da ArcelorMittal era investir R$ 52,5 milhões até 2022 com criação de cem empregos diretos. Como contrapartida, o governo gaúcho daria benefícios de ICMS, principalmente para as compras de fornecedores de máquinas a ferramentas localizados no Rio Grande do Sul.
A ArcelorMittal é uma multinacional com sede mundial em Luxemburgo. No Brasil, ela já atua em sete Estados e emprega 17 mil pessoas. É a maior produtora de aço do país, seguida por Gerdau, que é sua maior rival no segmento de construção.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.