Está caro o juro definido pela Caixa Econômica Federal (CEF) para a nova modalidade de empréstimo anunciada nesta segunda-feira (27). O banco abriu a possibilidade de contratação por meio do aplicativo de celular. O crédito vai de R$ 300 a R$ 1 mil com pagamento em parcelas de até 24 vezes, mas - atenção - com 3,99% de juros ao mês. Ele praticamente bate 60% ao ano. Ou seja, a dívida dobra em dois anos.
Além disso, a taxa está alta, ainda mais considerando a expectativa com a CEF, que costuma oferecer juros bem competitivos no mercado. Ela fica acima da média do empréstimo pessoal com bancos, que está atualmente em 3,45% ao mês, segundo a pesquisa de agosto da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac). A taxa também é quase o dobro do crédito direto com os bancos, chamado de CDC, que está com uma média de 1,58% ao mês.
A Caixa também está oferecendo o crédito com esse juro para empresas. A linha Seu Negócio é voltada para pagamento de fornecedores e até de contas de água, luz e aluguel. Neste caso, a diferença é ainda mais gritante, já que um juro médio de crédito para capital de giro de empresas é de 1,30%.
A orientação, portanto, é não tomar o crédito se não for necessário. Se precisar pegar um empréstimo, busque opções mais baratas porque há no mercado. Recorra à linha da Caixa Federal, o Crédito Caixa Tem, apenas depois disso. Se o fizer, não atrase o pagamento. Como o juro para quitação em dia é alto, o encargo deixará a dívida ainda maior.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.