O varejo do Rio Grande do Sul deve abrir 7.183 empregos temporários para o Natal, principal data de vendas do ano para o setor. O dado faz parte da estimativa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para o país. Veio muito positivo, apontando um número 37% superior ao de 2020 (5.231 postos de trabalho), quando a pandemia ainda trazia muito mais incertezas para o setor. Também supera 2019, quando foram 7.077 vagas temporárias.
O número gaúcho é o quinto maior do país, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. A entidade projeta, nacionalmente, aumento de 3,8% nas vendas em relação ao Natal de 2020. Com isso, projeta a contratação de 94,2 mil trabalhadores temporários no país.
"Uma vez confirmada a previsão da entidade, o varejo brasileiro produziria a maior oferta de trabalho temporário desde o Natal de 2013, quando foram abertos 115,5 mil postos de trabalho com essas características.", diz a análise do chefe da Divisão Econômica da CNC, Fábio Bentes.
E complementa:
"A despeito do patamar elevado da inflação e do encarecimento do crédito às famílias, o avanço no combate à pandemia por meio da ampliação da vacinação tem garantido o aumento da circulação dos consumidores nos estabelecimentos comerciais e, consequentemente, avanços sucessivos nas vendas desde o retrocesso da segunda onda da pandemia a partir de abril deste ano."
Oito em cada dez vagas ofertadas deverão ser preenchidas por vendedores e operadores de caixa. Já os maiores salários médios deverão ser pagos aos contratados para os cargos de farmacêutico (R$ 3.373) e gerente administrativo (R$ 3.054).
Pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) apontou que dois em cada dez lojistas de Porto Alegre estão planejando contratar trabalhadores temporários para as vendas de final de ano. Ainda há uma parcela que está decidindo, o que precisa, claro, de bons sinais da economia. Veja a pesquisa: Novembro concentrará contratações de temporários por lojas de Porto Alegre para o Natal
Colunista:
Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaboração: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.