Dois em cada dez lojistas de Porto Alegre estão planejando contratar trabalhadores temporários para as vendas de final de ano. Ainda há uma parcela que está decidindo, o que precisa, claro, de bons sinais da economia, pelos quais a coluna está torcendo. A pesquisa é do Núcleo de Pesquisas do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA).
Entre os que pretendem contratar, a média apontada é de dois funcionários temporários. A intenção é ampliar o atendimento. Por isso, a função mais procurada é vendedor, seguida por caixa.
Mais da metade das contratações (59,4% dos entrevistados) terão início em novembro mesmo, mês da Black Friday e véspera de Natal. Coordenadora da pesquisa, Thais Del Pino destaca a possibilidade de efetivação dos temporários, que foi apontada por 68,8% dos varejistas entrevistados.
- É sempre uma boa maneira de quem está desempregado retornar ao mercado. Os lojistas que pretendem contratar temporários querem auxiliar no atendimento. Quem busca uma vaga como temporário tem que focar nisso - enfatiza ela.
A principal exigência para os candidatos é a disponibilidade de horário. Muitos comércios abrem à noite e aos finais de semana. Em segundo lugar, é apontada a proatividade, seguida por experiência.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.