Local conhecido na zona norte de Porto Alegre, um pavilhão da Máquinas Condor foi alugado e abrigará um shopping de atacado com 300 lojas. O empreendimento foi batizado de Fenin Center em referência à Feninver, feira criada em 1983 pelos empresários Rogério Wagner, da Ponto Pronto, e Julio Viana, da Expovest. O espaço estava desocupado. A indústria levou a produção para outro local.
Com quatro décadas de experiência, as duas empresas se unem agora para tirar do papel este centro comercial. Quem ficará no comando executivo da operação, no entanto, serão os sócios Renan Gomes Wagner e Denis Viana, filhos dos outros dois empreendedores. A ideia é vender para pequenos comerciantes, que gastarão menos para comprar mercadorias que precisam buscar atualmente em São Paulo. Não haverá venda ao consumidor final.
A previsão é iniciar a obra de adaptação do local ainda em dezembro de 2021. A estimativa dos empresários é de que sejam criados 1,5 mil empregos diretos e indiretos, considerando a Fenin Center, as lojas e os eventos que serão realizados no local. Pelas imagens, é possível ver que haverá até área para desfile de moda. Serão 22 mil metros quadrados. O investimento necessário ainda está sendo finalizado. O projeto será apresentado na tarde desta segunda-feira (27) à prefeitura de Porto Alegre.
A Máquinas Condor foi criada em 1959 em Rio Negro (Paraná), dedicando-se, inicialmente, ao desenvolvimento tecnológico e fabricação de equipamentos para moinhos de cereais. Em 1963, a empresa transferiu sua sede para Porto Alegre.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.