Dono de marcas como Tio João e SupraSoy, o grupo Josapar recebeu a licença de instalação que autoriza o início da construção de uma fábrica de fertilizantes em Rio Grande, no sul do Estado. A unidade terá 27 mil metros quadrados e gerará 180 empregos. O investimento deve atingir R$ 150 milhões, estimou à coluna o diretor Gilsomar Farias da Silveira.
A fábrica ficará no distrito industrial da cidade. O projeto precisa ainda de algumas aprovações do governo do Estado e da prefeitura. Enquanto isso, terá início a captação de recursos para dar início às obras, explicou o diretor. Com mais capacidade e tecnologia, a operação absorverá a produção da unidade de Pelotas, que começou a funcionar ainda na década de 80. Os funcionários terão a opção de transferência para a fábrica de Rio Grande.
A Josapar é quase centenária. O grupo completará 100 anos de fundação em 2022. A ideia com a nova fábrica é conquistar mercados em outros Estados e avançar também no fornecimento em países do Mercosul, complementa o diretor Gilsomar Silveira.
O projeto considerou a melhor ocupação da área em termos logísticos e ambientais, diz Nádia Caldeira, sócia da Guamirim Ambiental, que atua no planejamento do empreendimento. Segundo ela, a Josapar trabalha com a redução de resíduos e reaproveitamento da água desde a obra para haver o menor impacto possível no local. As licenças ambientais são emitidas pela Fepam.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.