A orla do Rio Uruguai, em São Borja, deve ganhar novos contornos em breve. Isso porque a prefeitura da cidade divulgou um projeto que prevê a modernização da região do Cais do Porto do município, com a instalação de infraestruturas de lazer como ciclovias, píer para ver o pôr do sol, além de uma área de quiosques e restaurante. À coluna, o prefeito Eduardo Bonotto adiantou que a expectativa é de que a área esteja aberta para o público no final de 2022, a depender das licenças. O investimento gira em torno de R$ 5 milhões.
— Vamos encaminhar, agora, o projeto para avaliação do Badesul, e, como é área de fronteira, também para o governo federal e para a Superintendência de Patrimônio da União, para ter os trâmites legais necessários — explica o prefeito, que também é presidente da Famurs.
A área total do projeto é de 43 mil metros quadrados. Segundo Bonotto, o objetivo é fomentar ainda mais o turismo na região.
— O Cais do Porto é um dos principais atrativos de São Borja, e esse projeto é a sua continuidade. É um local que hoje não tem nada de infraestrutura. E vamos colocar atrações de lazer ali, mas preservando a mata nativa. Pelas imagens, dá para ver que o projeto é bem sinuoso, justamente para preservar o meio ambiente — diz.
Para os quiosques, que serão construídos em contêineres, a ideia é de que sejam feitas parcerias público-privadas. A prefeitura também irá construir um restaurante panorâmico, que também deve ter concessão pública. Em uma segunda fase do projeto, também há previsão de instalação de quadras esportivas. O arquiteto responsável é Diego Bicca.
— Queremos, realmente, incrementar o turismo, que já é forte em São Borja. Somos a primeira cidade dos Sete Povos das Missões, a terra dos presidentes [João Goulart e Getúlio Vargas], estamos perto da Argentina, temos free shops terrestres. Então, queremos, realmente, somar no turismo com esse projeto — finaliza o prefeito.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.