A jornalista Francine Silva colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
Depois de ver a quantidade de voos semanais despencar 82,6% em agosto do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2019, a Latam voltou a se aproximar do número de embarques pré-pandemia no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Se antes da crise sanitária gerada pela covid-19 a companhia aérea contava com 150 viagens semanais, em meio à pandemia o número caiu para 26. Agora em agosto, no entanto, já são 120 voos por semana da companhia partindo da capital gaúcha. Os dados se referem aos meses de agosto de 2019, 2020 e 2021.
Apostando nessa retomada dos negócios, a Latam anunciou a abertura de 14 vagas de emprego para Porto Alegre, todas para agentes de aeroporto – cargo inicial da companhia. A remuneração não foi divulgada, mas o diretor de aeroportos da Latam, Mauro Peneda, garante que o salário é competitivo na comparação com outras empresas aéreas.
– Estamos à procura de jovens com sangue no olho – afirma, ao destacar que serão mil novos postos de trabalho na companhia em nível nacional até o final de 2021.
Isso porque a empresa já retomou 75% da oferta doméstica de voos e pretende, até o fim do ano, chegar ao mesmo volume de viagens antes da implantação das medidas de distanciamento.
– Entendemos que essa retomada se dá pelo mercado doméstico. Com o bom ritmo da vacinação, as pessoas já estão mais otimistas, agendando viagens, pensando aonde vão passar o ano-novo. Já na esfera internacional, ainda não temos como prever o retorno a pleno dos voos. Mas estamos prontos para quando isso acontecer – destaca.
Peneda acredita que, até o final do ano, as operações da empresa na capital gaúcha voltem a ter o mesmo protagonismo de antes da pandemia.
– Porto Alegre sempre foi uma base estratégica para a Latam, mas sofreu muito no ano passado, principalmente por ser um destino corporativo, empresarial. Mas já observamos que o movimento está aumentando – relata.
Os interessados nas oportunidades de emprego devem cadastrar o currículo no Banco de Talentos da Latam até o dia 31 de agosto. Esta é terceira vez que a companhia anuncia contratações em função do seu processo de retomada. Em maio, divulgou o início de 750 contratações de pilotos e comissários e, em junho, mais 180 profissionais para seu centro de manutenção de aeronaves em São Carlos (SP).
Análise da colunista Giane Guerra:
A recuperação das companhias aéreas, junto com a hotelaria, está liderando a retomada no setor do turismo. Conforme um relatório divulgado pelo Itaú nesta semana, o segundo trimestre trouxe um avanço de 237,1% nas linhas aéreas na comparação com o mesmo período do ano passado. Aliás, a trajetória de recuperação do setor aéreo tem sido observada para projeções também do segmento de transporte rodoviário de passageiros. Empresas e fabricantes de ônibus estão prevendo para o último trimestre de 2021 um espelhamento do que está acontecendo já com a aviação.
Em tempo, a Latam é a segunda maior companhia aérea em atuação no Brasil atualmente. A liderança está com a Azul, segundo os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Aliás, a Azul quer comprar a Latam.
A empresa está em recuperação judicial nos Estados Unidos desde o ano passado. O prazo para que apresente o plano de reestruturação termina em 15 de setembro. Relembre: Por que a Latam pediu recuperação judicial nos EUA e como ficam os clientes daqui
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.