Os pedidos de recuperação judicial de empresas tiveram um forte recuo no primeiro semestre do ano, quando foram registradas 34 solicitações no Rio Grande do Sul. O número é 55% menor do que no mesmo período do ano passado, quando foram 76 pedidos. Também é inferior ao pré-pandemia, conforme o monitoramento da Serasa Experian enviado à coluna. No primeiro semestre de 2019, tinham sido 44 solicitações à Justiça.
A recuperação judicial é um mecanismo para dar um fôlego à empresa para evitar a quebra. Ela substituiu a antiga concordata. Quando ela é autorizada pela Justiça, ações de cobrança, por exemplo, são suspensas, assim como serviços essenciais à operação da empresa não podem ter o fornecimento interrompido, como energia elétrica. A empresa tem um prazo para apresentar um plano de reestruturação financeira para ser votado pelos credores.
A redução também foi observada nos números nacionais. Economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, vê o movimento como um reflexo da melhora na economia do país:
- Embora as empresas tenham passado por diversos desafios financeiros durante o ano devido à pandemia, a retomada econômica obtida no primeiro trimestre deve continuar se fortalecendo, o que impacta positivamente esse cenário. Além disso, a expansão do mercado de crédito brasileiro foi essencial para manter os negócios em operação. Um terceiro fator são as linhas de renegociação, que seguem crescendo e ajudando a afastar os empresários da insolvência.
As falências, no entanto, aumentaram, o que ainda pode ser um reflexo de falta de força para cumprir a recuperação judicial. Foram 21 registros no primeiro semestre de 2021 contra 16 do mesmo período do ano passado, alta de 31%. Ainda ficam longe, no entanto, de alcançar o patamar de 2019, antes da pandemia, quando foram 52 quebras de empresas. Mas como as recuperações recuaram, o movimento pode se repetir também nas falências mais para frente.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.