Marca calçadista de Sapiranga, a Boaonda criou um projeto chamado "Walking To The Future" para intensificar práticas sustentáveis e sociais na empresa. Até agora, o programa recebeu R$ 350 mil em investimento. Parece pouco, mas incluiu consultoria especializada, preparo de funcionários, pesquisa, desenvolvimento e a criação da Hope, uma linha de calçados sustentáveis.
Os calçados são produzidos com resíduos de outras linhas tradicionais da Boaonda. Com isso, já foram usadas 16 toneladas de sobras que teriam sido descartadas em aterros sanitários. Do produto final, 60% é reciclado e 100% é reciclável.
— Começamos usando resíduos de tapetes ou tatames. Recolhemos os materiais e, então, tratamos dentro do nosso centro de recuperação — explica o gestor de marcas Cássio Romani.
Hoje, a linha Hope representa 3% da produção geral da calçadista, mas a ideia é alcançar entre 12% a 15%. A empresa também apoia o Projeto Arborizar, que fala em escolas sobre preservação de árvores.
*Colaborou Daniel Giussani
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.