Uma lei aprovada no município de Tupandi estimulará a instalação de sistemas de geração de energia solar nas propriedades rurais. A prefeitura pagará 5% do valor para a instalação das placas fotovoltaicas, reduzindo o custo do investimento, que costuma ser financiado para ser pago com a economia na conta de luz.
A agropecuária concentra a geração de renda do município da serra gaúcha e está sempre no foco da prefeitura para diversas medidas de estímulo econômico, explicou à coluna a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Salete Junges:
- Os produtores gastam muita energia. É um custo alto, especialmente no verão. Um exemplo é a climatização dos aviário.
A lei entrou em vigor em maio após ter sido aprovada na Câmara de Vereadores de Tupandi. Para ter acesso ao benefício, o produtor rural deve encaminhar a nota fiscal à prefeitura. Há um limite de R$ 200 mil no benefício.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.