Mais uma empresa de varejo está expandindo a sua atuação logística no Rio Grande do Sul. Desta vez, é a Lojas Americanas, que negocia uma ampliação de cerca de 14 mil metros quadrados no seu centro de distribuição em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Com o aumento, a unidade passaria a 39 mil metros quadrados de área para estoque próprio e de lojistas parceiros que vendem pelo seu site, no modelo chamado de marketplace.
A ideia, claro, é entregar os produtos com mais velocidade na Região Sul. A descentralização dos centros de distribuição é uma estratégia que está sendo adotada por várias empresas de e-commerce. Dois exemplos recentes no Rio Grande do Sul são a abertura de um centro de distribuição da Amazon em Nova Santa Rita no ano passado, e de um centro logístico da Magazine Luiza em Gravataí, ambos noticiados em primeira mão pela coluna.
Atualmente, 80% dos pedidos expedidos pelo centro de distribuição da Americanas em Gravataí são entregues em até 24 horas no Rio Grande do Sul. A empresa também usa as 170 lojas físicas do Sul como apoio logístico. A ampliação do empreendimento prevê a geração de "milhares de oportunidades de empregos diretos e indiretos", diz o comunicado, mas os números de vagas e as funções ainda não foram divulgados. A companhia tem hoje 22 centros de distribuição em 12 Estados. Segundo o último estudo da Deloitte, a Americanas é a terceira maior rede de varejo do país, atrás da Via Varejo e do Magazine Luiza.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.