Fábricas do mundo todo usarão uma tecnologia para elevadores desenvolvida em um centro de pesquisas em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. O produto chamado de Agile Mirror foi lançado pela TK Elevator, antiga thyssenkrupp Elevadores. Ele transforma o espelho do elevador, onde os usuários se olham com frequência, em uma tela digital sensível ao toque (touchscreen) com várias possibilidades de interação.
Mas o que, afinal, o usuário pode fazer no dispositivo? Além de, claro, escolher o andar para descer, ele pode selecionar notícias, verificar a previsão do tempo, acompanhar comunicados do edifício, ser impactado por publicidade e, quem sabe, até fazer compras. Enquanto arruma o penteado, a pessoa poderá navegar pelo dispositivo.
A ideia surgiu de um workshop da empresa realizado há três anos, contou à coluna Eduardo Caram, diretor de Novas Instalações e Modernização da TK Elevator América Latina. Segundo ele, a unidade gaúcha é referência mundial em soluções para engenharia de software.
- Discutíamos sobre como melhorar a "viagem" do cliente em uma caixa metálica, que é o elevador. Queremos que não seja só um local de falar sobre o tempo. Mas claro que o usuário poderá checar, também, a previsão do tempo - brinca o executivo.
O produto pode ser instalado em elevadores da marca já em operação da marca. Caram enfatiza que ele pode ser personalizado conforme a necessidade do local e também incluir funcionalidades como câmera e comando de voz.
Mudança na marca
A empresa mudou de nome em fevereiro, quando a thyssenkrupp Elevadores passou a ter a marca TKE. Em junho do ano passado, a fabricante mundial alemã foi comprada pelas empresas de private equity Advent International e Cinven. A operação movimentou US$ 18,7 bilhões na época. A companhia atua no mercado de elevadores e escadas rolantes, com destaque para a linha de negócios que engloba serviços de manutenção.
A fábrica gaúcha foi inaugurada em 1965 e tem origem em um negócio criado para consertar relógios de ponto e serviços de telefonia em Porto Alegre. Passou, então, a arrumar elevadores e, logo depois a fabricá-los. Em 1964, nascia a Elevadores Sûr que, um ano depois, foi transferida para o município de Guaíba. Já em 1999, ela foi comprada pelo grupo alemão Thyssenkrupp.
Atualmente, a unidade exporta elevadores para todos os países da América Latina, além de atender o mercado brasileiro. A empresa possui 67 filiais no Brasil, sucursais em 12 países e mais de 5 mil funcionários na América Latina. No mundo, o faturamento anual atinge 8 bilhões de euros, com 50 mil funcionários e presença em 150 países.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.