Município com pouco mais de 6 mil habitantes no sul do Estado, Cerrito vai receber, nos próximos meses, um empreendimento interessante do agronegócio. Trata-se da Fazenda CMS, um projeto com 157 hectares de área total que vai funcionar como confinamento para 22 mil cabeças de gado para exportação. O negócio tem como CEO e um dos fundadores Clemer Silva, ex-goleiro do Inter, e investimento de R$ 22 milhões.
A licença de instalação da fazenda foi entregue na semana passada. Segundo o prefeito Douglas Silveira, as obras já começaram e estão em fase de terraplanagem. O projeto será construído em dois módulos. O primeiro terá capacidade para 14 mil cabeças de gado e o segundo, depois, para mais 8 mil animais.
À coluna, o prefeito informou também que o projeto deve gerar entre 40 e 50 empregos diretos, além de outros mil indiretos. O início da operação está previsto para outubro ou novembro. A estrutura da fazenda contará também com área administrativa, balança de pesagem, silos e centro de manejo.
Serão instaladas, ainda, placas solares para geração de energia. A água virá da perfuração de poços artesianos de grande vazão, captação de fontes naturais da área, captação de açudes e reaproveitamento da chuva. O empreendimento também terá estruturas de apoio com almoxarifado, escritórios, salas de reunião, refeitório, sanitários, vestiários e dormitórios construídos com o reaproveitamento de contêineres marítimos.
- É um empreendimento importante, bem localizado. Nosso município tem uma localização privilegiada, estamos a cerca de 120 quilômetros do porto de Rio Grande, seis quilômetros da BR 293 e 14 quilômetros da BR 116. Então, há acesso para escoamento desses animais - explica Silveira.
O projeto começou a ser planejado no final de 2019 e tomou mais fôlego no fim do ano passado. Foram visitadas cerca de 40 propriedades em 20 municípios até a decisão do local do empreendimento.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.