Rede educacional criada em Juiz de Fora (MG), a Escola Hub abriu uma unidade em Porto Alegre e tem planos de expandir a operação pelo Estado. Na Capital, a escola atende crianças da Educação Infantil até o último ano do Ensino Fundamental. A escola também é bilíngue, com parte das disciplinas ministrada em inglês. A metodologia de ensino, explica o CEO Thiago Almeida, é baseada em desenvolvimento de projetos:
- Os estudantes aprendem os conteúdos das disciplinas, como português, matemática, história, através da realização de projetos reais, fora do formato organizacional da escola padrão, mas com o conhecimento anual previsto para a série e a idade.
Funciona assim: nos projetos em grupo, os alunos recebem um tema principal que deve ser trabalhado durante um mês, junto com uma pergunta-chave, que determina o foco do que deverá ser solucionado até o dia da entrega do projeto. Na atividade, todas as disciplinas estão envolvidas de forma conjunta. No final do mês, os alunos devem responder à pergunta com alguma criação.
- Existem dois tipos de projetos. Os que são previamente estruturados pelos professores, e aqueles desenhados pelos estudantes. O professor faz um mapeamento do campo de interesse dos alunos, como por exemplo, animais ou jogos de videogame, e conectam isso ao currículo do ano. Assim, conseguem aprender frações, pontuação, escalas e história do Brasil.
Em Porto Alegre, a Escola Hub fica no bairro Três Figueiras. Não foi informado o investimento na operação. A mensalidade para o ano de 2021 é de R$ 1.850, e há possibilidade de concessão de bolsas integrais para o primeiro ano. Para os próximos cinco anos, a empresa quer atender também alunos do Ensino Médio e em mais cidades.
- As nossas pretensões para o Rio Grande do Sul são grandes. Há uma série de cidades que estão próximas de Porto Alegre onde é possível estarmos presentes - finaliza Almeida.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.