Será realizada nesta terça-feira (29) a segunda convocação da assembleia de credores para votar o plano de recuperação judicial da Paquetá. A dívida está estimada em R$ 428 milhões, com 12.418 credores. Com atuação na indústria e no varejo de calçados, o grupo pediu recuperação judicial em 2019, mas mantém a operação de fábricas e lojas.
O administrador judicial Rafael Brizola Marques, representante da Brizola e Japur Administração Judicial, ressalta que os credores têm até as 15h desta segunda-feira (28) para fazer o credenciamento que dá direito a votar na assembleia. Isso pode ser feito pelo site da administradora judicial. Por ser a segunda convocação, não é exigido quórum mínimo, mas não é descartado pedido de suspensão.
Há pouco mais de um ano, a coluna noticiou que a Paquetá fechou a sua fábrica em Teutônia, no Vale do Taquari. Segundo a fabricante e varejista do setor de calçados, a produção do local foi redirecionada para outras unidades para redução de custos.
Já a assembleia de credores da Ulbra, iniciada na semana passada, foi suspensa por 90 dias. A proposta foi feita pela universidade e aceita pelos credores da recuperação judicial. A nova data foi marcada para 22 de setembro, informa Rafael Marques, que também é administrador judicial do processo.
A recuperação judicial substituiu a antiga concordata na legislação brasileira. É um mecanismo usado pelas empresas para colocar as finanças em ordem e retomar a operação, evitando uma eventual falência. A Justiça determina, por exemplo, suspensão de cobranças e impede o corte de serviços básicos, como o fornecimento de energia elétrica.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.