Criada em 1975 em Farroupilha, na serra gaúcha, a Transportadora Plimor foi comprada pela Sequoia Logística e Transportes, de São Paulo, por R$ 182,4 milhões. A informação do valor foi divulgada somente agora pela compradora, quando a aquisição recebeu a aprovação sem restrições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Do valor total, 70,7% será pago à vista.
A Sequoia tem capital aberto e essa é a décima aquisição da companhia desde que foi fundada, em 2010. O acordo para compra da Plimor foi fechado em março, como noticiou a coluna na ocasião. No entanto, aguardava a autorização do Cade para ser formalizado.
"Nosso plano de integração prevê sinergias operacionais, administrativas e expansão de regiões com as operações da Companhia. Dessa forma, o plano de integração nos possibilitará alcançar sinergias já em 2021, o que resultará num múltiplo da transação equivalente a 4,8x EBITDA pós sinergias.", diz o comunicado da Sequoia aos acionistas.
A Plimor atua no ramo de transporte e logística com foco no transporte de produtos vendidos pela internet com peso de até 30 quilos e também de carga fracionada. Ela tem 70 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, onde atende 1,8 mil municípios. No ano passado, teve um faturamento bruto de R$ 250,5 milhões e entregou mais de 7 milhões de pedidos. Atualmente, possui 50 mil metros quadrados de área operacional. A Sequoia justificou a aquisição como forma de ampliar sua capacidade de atendimento, principalmente na região Sul do Brasil. A ideia também é oferecer entregas mais ágeis:
"Essa aquisição permitirá à Sequoia ampliar sua capacidade de atendimento, principalmente no sul do país, aumentando a capilaridade nos segmentos B2C e B2B. Também, em linha com a estratégia da Companhia a maior densidade nas rotas e estrutura operacional nas pontas proporcionará redução no lead time e mais agilidade nas entregas. O plano de integração prevê sinergias operacionais e administrativas, além de reforçar o compromisso da Sequoia de seguir realizando investimentos e expandindo sua operação.", complementa o fato relevante da Sequoia ao mercado.
O início
A Plimor foi fundada pelo empreendedor Plinio Bortoncello, em 1975, para auxiliar as empresas de Farroupilha na coleta de suas cargas. Com duas kombis, o empresário realizava o transporte de pequenos volumes para os setores de malhas e de calçados.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.