As vendas do varejo gaúcho voltaram a trazer crescimento em fevereiro, após duas quedas quedas e um desempenho zerado. Ou seja, o último avanço tinha sido registrado em outubro de 2020. Até no mês do Natal, dezembro, houve queda.
Pois fevereiro trouxe um aumento de 0,5% no volume de vendas sobre janeiro no Rio Grande do Sul. No país, o crescimento foi de 0,6%.
- O rendimento médio das famílias de baixa renda chegou a aumentar 130% com o auxílio emergencial e, por isso, o período de maio e outubro foi muito bom para o comércio varejista, que chegou a atingir patamar 6,5% acima do período pré-pandemia. Em dezembro, no entanto, o valor do auxílio diminuiu e, em janeiro, deixou de existir, e isso reduziu o consumo. Temos ainda impactando o varejo negativamente a inflação e outros fatores relacionados à pandemia, como as restrições locais ao desenvolvimento de algumas atividades - avalia o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos.
Ele ressalta que a volta às aulas gerou aquecimento nas vendas:
- Janeiro é um mês de contas extraordinárias, como IPTU e IPVA, então é comum um consumo menor no comércio. Já em fevereiro, temos a volta do orçamento mensal das famílias a uma maior normalidade e as aulas aquecendo as compras de material escolar. Assim, mesmo com o cancelamento do carnaval, que impacta, por exemplo, em menores vendas de bebidas alcoólicas nos supermercados, tivemos uma variação positiva esse mês.
Mas na comparação com fevereiro de 2020, antes da pandemia, as vendas do varejo gaúcho foram 12% menores. Em 12 meses, a queda acumulada é de 4%. Lembrando que o comércio não essencial fechou no final de fevereiro com restrições da pandemia, continuando com as medidas em parte de março.
O varejo ampliado tem queda de 9% na comparação com o ano passado. Ele acrescenta dois setores que estão com comportamentos extremamente opostos: material de construção (+20,6%) e veículos (-10,8%).
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.