O centro de operações da Toyota no Rio Grande do Sul não será atingida pela decisão da montadora de suspender a produção em quatro fábricas no Brasil, divulgada no início da noite desta quinta-feira (25). A garantia foi dada pela empresa à coluna. A unidade fica em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre.
Ela foi sétima montadora a anunciar suspensão de atividades em razão do agravamento da pandemia, mas outras, ainda, já estavam com a produção paralisada. O setor automotivo também enfrenta a falta de peças e outros insumos para a fabricação dos veículos.
A Toyota vai parar a partir da segunda-feira (29) em quatro fábricas, sendo todas em São Paulo. As plantas de São Bernardo do Campo, Sorocaba e Porto Feliz têm retorno previsto para 5 de abril, enquanto a unidade de Indaiatuba retornará no dia 6 de abril. A montadora informou ter tomado a decisão em conjunto com os sindicatos para contribuir com a redução de circulação de pessoas, além de atender à antecipação de feriados nas regiões das unidades.
Funcionários do administrativo também respeitarão a antecipação dos feriados, acrescenta a empresa. A Toyota tem 5,6 mil trabalhadores no Brasil.
Aqui no Rio Grande do Sul, o centro de distribuição de Guaíba foi inaugurado em 2005. O local instala peças nos automóveis da marca japonesa, faz as adequações que a legislação brasileira exige e depois distribui para mais de 200 concessionárias da empresa no país. O local também é usado para adaptação de veículos fabricados no Brasil antes de serem exportados.
Ainda no início de março, a coluna noticiou a parada na General Motors: GM decide interromper a produção de veículos por três meses no RS
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.