O Banco Central aumentou a taxa de juro Selic em 0,75 ponto percentual, que era a ponta mais extrema da previsão do mercado. No comunicado, o Comitê de Política Monetária (Copom) sinalizou que deve haver uma nova elevação desse tamanho na próxima reunião, daqui a 45 dias. Economista-chefe da Quantitas Asset, Ivo Chermont interpreta que a autoridade monetária resolveu não deixar a inflação contaminar 2022, se antecipando em vez de reagir.
O principal impacto esperado é que o real se valorize em relação ao dólar, tirando pressão do câmbio sobre a inflação. Isso será possível pela atração de capital estrangeiro ao país, o que teria um reflexo positivo também na bolsa de valores.
Quanto aos investimentos, melhora um pouco o cenário da renda fixa, aplicações financeiras consideradas mais conservadoras pela previsibilidade. Não volta, claro, à remuneração da época de Selic a 14% ou até mais de 20%, mas já deixa mais atrativa. Um destaque para os títulos pós-fixados, como Tesouro Selic, que é público. Assim como o Tesouro IPCA+, que é importante para proteger o dinheiro da inflação. É possível investir neles por meio da plataforma do Tesouro Direto.
Há ainda os títulos privados. Entre eles, estão LCIs, LCAs e CDBs. Debêntures de empresas também devem ficar mais atrativas, com as companhias pagando mais para quem compra o título já que o crédito tende a ficar mais caro nas instituições financeiras.
E, sim, a rentabilidade da poupança também subiu. O retorno da caderneta é, sempre, 70% da taxa Selic. Com a elevação, a rentabilidade sobe de 1,4% para 1,9% ao ano. Perceba, então, que continua sem repor a inflação, que está acumulada em 5% em 12 meses.
Quer alternativas para aplicar o dinheiro em busca de maior rentabilidade? Ouça aqui o programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha (domingos, 6h, na Rádio Gaúcha):
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.