Ao completar quatro anos, o coworking Flowork aposta em "escritórios virtuais" para driblar o impacto da pandemia. Mas o que eles são, afinal? O sócio Daniel Pocztaruk explica que as empresas não contratam salas físicas, mas, sim, um endereço para fins comerciais, como criação de sites e cartões de visita. Ou mesmo fiscais, como registro em juntas comerciais. A modalidade permite também receber correspondência no coworking e ter descontos para usar salas de reuniões.
Mas, mesmo com os espaços virtuais, a Flowork segue apostando nos escritórios físicos. Atualmente, tem 75 empresas no local. No início do ano passado, eram 90. A maioria segue em home office, mas com plano ativo. Desde o início da pandemia, marcas como Michael Page, Sodexo, Algar Telecom, Supercampo, Grupo Trapézio Combustíveis e Construtora Plaenge fecharam contratos com o espaço.
— Vai depender muito da covid-19, mas acreditamos em uma retomada presencial no quarto trimestre 2021 e uma explosão de negócios em 2022 no nosso segmento, visto que muitas empresas estão procurando o modelo híbrido, alternando entre dias no escritório e dias em home office— afirma Pocztaruk.
Estrutura e cuidados
Segundo a empresa, a manutenção e higienização dos mais de 3 mil metros quadrados da operação em Porto Alegre seguem com maiores cuidados devido à pandemia. Na Capital, são oito andares em um prédio ao lado do Parque Moinhos de Vento, o Parcão. Além da unidade gaúcha, a empresa tem uma operação de 1,2 mil metros quadrados em Curitiba (PR). Somando as duas unidades, são 400 negócios em planos virtuais e físicos. Nos próximos meses, a Flowork anunciará novos investimentos e está negociando a expansão para um terceiro município, mas dependerá da velocidade da retomada econômica.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.