Quem está pagando financiamento de imóvel na planta deve sentir a aceleração do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Chamado de inflação da construção, o indicador atingiu 10,18% no acumulado de 12 meses, ou seja, mais do que o dobro da inflação geral para o consumidor.
O índice é usado para reajustar o saldo devedor, com reflexo na parcela do empréstimo. Isso porque ele traz o aumento dos custos da construção, que é exatamente o que está pressionando desde o ano passado o indicador calculado pela Fundação Getúlio Vargas. A demanda subiu com força, enquanto falta insumo na indústria. Redução de oferta com aumento da procura leva à disparada de preços. Não se tem perspectiva para uma normalização em breve.
Além do juro que depende de cada contrato de financiamento, a prestação do imóvel na planta é impactada pela correção monetária mensal pelo INCC. E, além dela, também aqueles reforços que são acordados para pagamento pelo comprador e até mesmo o valor da entrega das chaves. Outros indicadores passam a ser adotados quando a obra termina e o financiamento passa para uma instituição financeira.
Outro ponto importante é que a correção é feita em cima do valor reajustado antes, ou seja, temos uma bola de neve. O comprador paga prestações e não vê o saldo baixar. É preciso colocar na ponta do lápis, já que cancelamentos de contratos também geram o pagamento de multas. Nada impede também que haja uma negociação com a construtora, que pode também rearranjar seus custos. Lembrando que há espaço para reivindicação a não aplicação do indicador em imóvel com entrega atrasada ou com obra parada. O alerta vale também para quem está pensando em comprar o imóvel na planta agora.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.