Pela primeira vez desde o início da pandemia, os gaúchos aumentaram a intenção de consumir. Indicador da Fecomércio-RS, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF-RS) avançou 1,6% em janeiro sobre dezembro. Antes disso, foram 10 - longos - meses de queda.
Na comparação com janeiro de 2020, no entanto, o indicador ainda fica em patamar muito deprimido. A queda é de 37,9%. Aos 57,8 pontos do índice, a entidade alerta que há um longo caminho de recuperação a ser percorrido para que a confiança das famílias possa ganhar força.
A reação na passagem de dezembro para janeiro no indicador reflete o avanço de componentes relacionados ao consumo. Inclusive, para a intenção de comprar bens duráveis. Já os indicadores relacionados ao mercado de trabalho, por sua vez, seguiram em queda.
- A insegurança em relação ao emprego, diante das incertezas dos rumos da economia e da própria crise sanitária, é um dos principais aspectos que freiam a retomada da confiança das famílias para consumir, de forma que a recuperação do mercado de trabalho vai ditar o ritmo da recuperação da intenção de consumo da famílias - comenta o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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