A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) também está finalizando a sua pesquisa de Natal, principal data de vendas do ano. Algumas curiosidades já identificadas pela Vitamina Pesquisas, contratada pela entidade para fazer o estudo, foram antecipadas à coluna. Várias delas estão, claro, relacionadas a impactos da pandemia:
Quais os presentes mais desejados? Respostas mais citadas pelos entrevistados da CDL Porto Alegre: cura da covid, vacina, saúde, paz, igualidade social
O que fez com que percebesse que o Natal estava chegando? Respostas mais citadas: propaganda, internet e televisão. Até mesmo Black Friday foi bastante citada, o que aponta que a liquidação de novembro já avisa que o Natal está próximo.
Palavras mais citadas para o Natal: família, saudade, diferente e força.
Compra pela internet
2020 16%
2019 5%
Aliás, 12% dos entrevistados disseram que comprarão online e enviarão o presente diretamente para a pessoa. A opção é mais citada entre os mais jovens, mas também é relevante entre pessoas com mais de 35 anos. Para ajudar, os consumidores sugerem que haja divulgação de produtos e preços nas redes sociais, envio de catálogo online com opções de presente por faixa de valor, possibilidade de compra pelo WhatsApp e até mandar uma sacola de produtos para a casa do cliente.
Compra em loja de rua
2020 32%
2019 47%
Compra em shopping
2020 49,4%
2019 44%
Comércio informal
2020 2,3%
2019 4%
Compra duas semanas antes
2020 61%
2019 52%
Adiamento explicado, em parte, pela indefinição sobre como seria o Natal.
Pela pesquisa, a entidade identifica que o cenário de privação durante a pandemia pode favorecer o consumo no Natal. Veja:
50,3% pretende comprar porque já teve que reduzir gastos ao longo do ano
39,9% o consumo não depende do cenário da pandemia
9,8% não comprará porque o cenário segue instável
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.